Americano fica mais de 30 min sem coração bater e sobrevive | aRede
PUBLICIDADE

Americano fica mais de 30 min sem coração bater e sobrevive

Única sequela que ele tem desse dia é a falta de memória

John Ogburn abraça os policiais que o socorreram, em Charlotte, nos EUA
John Ogburn abraça os policiais que o socorreram, em Charlotte, nos EUA -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Única sequela que ele tem desse dia é a falta de memória

John Ogburn não se lembra de absolutamente nada do dia 26 de junho, data em que sofreu uma parada cardíaca em Charlotte, nos Estados Unidos. O norte-americano de 36 anos poderia ter morrido não fosse a rápida intervenção realizada por policiais que, encontrando-o desacordado no fundo de um restaurante, iniciaram o trabalho de reanimação cardiorrespiratória.

Por mais de meia hora, policiais, bombeiros e paramédicos se revezaram para realizar massagem cardíaca no homem. E tiveram sucesso. Semanas depois, a única sequela que ele tem desse dia é a falta de memória.

Mas quanto tempo o corpo humano consegue ficar sem que o coração bata naturalmente?

Para o cardiologista e diretor do centro de treinamento do Incor (Instituto do Coração) Sergio Timmerman, não é possível determinar um tempo exato. Ele afirma que o mais importante é que o atendimento seja feito imediatamente após a parada cardiorrespiratória. "Cada minuto que passa sem que a pessoa seja socorrida, ela tem 10% menos de chance de sobreviver", diz.

Iniciado o atendimento, porém, é mais determinante para que o atendimento seja bem-sucedido a qualidade do socorro do que o tempo em que demorou o trabalho de reanimação. "Quanto maior o tempo de parada cardíaca, evidentemente são maiores as chances de que haja sequelas ou que o atendimento não seja bem-sucedido. Mas não é incomum ter sucesso mesmo depois de uma hora. Mais determinante para que o indivíduo se restabeleça é a qualidade desse socorro", afirma Timmerman.

Informações UOL Notícias 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE