Teto de financiamento para servidor público é ampliado | aRede
PUBLICIDADE

Teto de financiamento para servidor público é ampliado

Medida da Caixa busca estimular o mercado imobiliário e oferecer melhores condições para seus clientes

Imagem ilustrativa da imagem Teto de financiamento para servidor público é ampliado
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta segunda-feira (11), alterações nas condições para o financiamento imobiliário, trazendo benefícios para um tipo específico de clientes: os servidores públicos. Houve um aumento da cota de financiamento de imóveis usados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) de 70% para 80%. Ou seja: a partir de agora, há a necessidade de dar apenas 20% do valor total na entrada, nessa modalidade, e não mais 30% como antes. A nova medida já está em vigor. 

Para os imóveis novos, nada muda: segue os 80%, como era antes, para esse público. Na avaliação do presidente da Caixa, Nelson Antônio de Souza, o aumento da cota de financiamento do imóvel facilita o acesso do servidor público à casa própria e contribui para estimular o mercado imobiliário. “Antes reduzimos a taxa de juros dos imóveis, agora estamos oferecendo para os clientes que possuem a menor inadimplência da nossa carteira, o servidor público, condições ainda melhores para a compra do imóvel usado”, explica.

As medidas valem para imóveis enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). A taxa de juros varia em cada uma dessa modalidades, sendo a mínima de 9% ao ano no primeiro caso e de 10% no segundo. Os prazos de financiamento variam entre 120 meses e 420 meses (entre 10 e 35 anos). 

A alteração, segundo o banco, faz parte de uma estratégia que visa beneficiar um segmento de clientes que possui baixa inadimplência e relacionamento de longo prazo com o banco. A Caixa Econômica Federal possui cerca de R$ 43,2 bilhões em contratos com servidores públicos em todo país. Aos clientes que não são servidores públicos, estão mantidos os mesmos 70% para os imóveis usados.

Aos interessados, a adesão a esses financiamentos pode ser feita em qualquer agência Caixa do país, e também nos seus correspondentes bancários. 

Outras medidas foram anunciadas

Também com a intenção de movimentar o mercado imobiliário, em abril, a Caixa reduziu em até 1,25 p.p. as taxas de juros do crédito imobiliário utilizando recursos do SBPE para todos os clientes. O banco também promoveu melhoria das condições no financiamento de imóveis para pessoa física. O limite de cota de financiamento do imóvel usado sobe de 50% para 70%. A Caixa também retomou o financiamento de operações de interveniente quitante (imóveis com produção financiada por outros bancos) com cota de até 70%.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE