Sebrae lança Caderno de Tendências 2018/2019 | aRede
PUBLICIDADE

Sebrae lança Caderno de Tendências 2018/2019

Material gratuito traz 37 tendências mundiais traduzidas para a realidade dos pequenos negócios. Caderno é resultado da análise de 14 relatórios das principais entidades mundiais especializadas em tendências

Imagem ilustrativa da imagem Sebrae lança Caderno de Tendências 2018/2019
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Acompanhar e analisar tendências de mercado sempre foi uma prática típica de grandes corporações, principalmente por poderem financiar esses estudos. Pensando na aplicabilidade e acesso das tendências aos pequenos negócios, o Sebrae/PR lançou o Caderno de Tendências 2018/2019. O material é gratuito e está disponível para download pelo link https://bit.ly/2O9WmS4.

O caderno traz 37 tendências divididas em quatro macrotendências, que são movimentos importantes que devem influenciar o mercado nos próximos anos. São elas: sociedade e economia inteligentes, novos comportamentos de consumo, gestão para o futuro e experiências reais. De acordo com Maurício Reck, consultor do Sebrae/PR, o caderno é resultado da análise de 14 reports (relatórios, em português), das principais entidades mundiais especializadas em tendências, feita por uma equipe de especialistas do Brasil, Itália, Inglaterra e Portugal.

“A equipe reuniu as informações sobre mudanças no comportamento de consumo no Brasil e no mundo e convergiu para a realidade dos pequenos negócios. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e em busca de novas soluções. Quem não ficar atento ao que acontece no mercado, perde em competitividade. O caderno de tendências é um direcionamento para que ele se mantenha competitivo, possa identificar para onde seus clientes estão indo e quem pode ser seus novos clientes”, analisa o consultor. 

Macro e micro

De acordo com Reck, macrotendências tratam de mentalidades globais, originadas por novas necessidades de comportamento em comum na sociedade. “Neste caso, essas mentalidades tomam proporção tão grandes que passam a afetar simultaneamente uma vasta gama de setores da indústria e tem um prazo mais longo, de 15 a 30 anos”, explica.

Já as tendências e microtendências, segundo Reck, são padrões de comportamento e consumo mais específicos, que surgem devido às mentalidades globais das macrotendências. “Por meio dessas manifestações em menor escala, ou em menos setores, pode-se compreender com mais precisão – ou na prática – quais são os tais novos anseios e desejos da sociedade”, avalia o consultor.   

Na prática

A novidade deste ano é que o material também acompanha uma ferramenta que oferece uma reflexão sobre como se encaixar com as atuais macrotendências e também um posterior plano de ação para botar as ideias em prática.

“Por meio de exercícios, o empreendedor pode avaliar a aplicabilidade das tendências no seu negócio, de que forma pode trabalhá-las ou, se já trabalha, como melhorar o processo, de acordo com a verba disponível. Além disso, quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com o Sebrae/PR por meio do telefone 0800 570 0800 ou marcar uma consultoria presencial”, finaliza o coordenador.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE