Chuva deve continuar no fim de semana | aRede
PUBLICIDADE

Chuva deve continuar no fim de semana

O Estado ainda se encontra em alerta laranja para tempestades

O Simepar prevê temperaturas variando entre 17°C e 24°C na região de Ponta Grossa para este sábado/Foto: Arquivo JM
O Simepar prevê temperaturas variando entre 17°C e 24°C na região de Ponta Grossa para este sábado/Foto: Arquivo JM -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Estado ainda se encontra em alerta laranja para tempestades

De acordo com o Instituto Climatempo, o Sul do Brasil terá sol, calor e mais temporais no fim de semana. As áreas de instabilidade crescem durante a tarde de sábado espalhando pancadas de chuva que podem ser fortes por quase toda a Região Sul. A chuva se prolonga pela noite. Pode chover também pela manhã no leste do Paraná.

O Simepar prevê temperaturas variando entre 17°C e 24°C na região de Ponta Grossa para este sábado. Em Castro, a mínima será de 16°C amanhã. Nas cidades mais ao norte, os termômetros sobem um pouco mais e a máxima chegará a 32°C em Jacarezinho.

Para o domingo, a previsão é de mais áreas de instabilidade já atuando desde cedo. Muitas áreas da Região Sul passam o domingo com muitas nuvens, chuva pode ser forte com períodos de melhoria. A temperatura máxima em Ponta Grossa será de 24°C, assim como sábado.

 Grandes volumes de chuva

Um dos locais onde mais choveu no Sul do Brasil, e em todo o país, foi na região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Em apenas 6 horas de chuva, entre 13 horas e 19 horas de ontem (18), foram acumulados 66,2 mm, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. No mesmo período as regiões de Cascavel, Juaguapitã e Apucarana acumularam de 25 mm a 45 mm segundo o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Chuvas muito mais volumosas ocorreram no Sul do Brasil nos últimos 15 dias e por isso grande parte do Paraná e de Santa Catarina já acumulou de 100 a 200 mm de chuva. Em alguns locais do leste catarinense e do oeste do Paraná, o total de chuva supera 250mm. Em Florianópolis, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia já choveu cerca de 260 mm. Em Planalto, no oeste do Paraná, o acumulado chegava aos 330 mm no dia 18 de janeiro.

Alerta laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), publicou um aviso que será iniciado às 14h00 de hoje, que ressalta o alerta de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas para todo o estado do Paraná.

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda) 
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Informações Simepar, Climatempo e INMET

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE