Ratinho Jr defende verba federal como contrapartida | aRede
PUBLICIDADE

Ratinho Jr defende verba federal como contrapartida

Deputado estadual acredita que União deveria compensar o Governo do Estado diante dos investimentos feitos no ensino superior

Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Jr defende verba federal como contrapartida
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado Ratinho Junior (PSD) se reuniu nesta terça-feira, 21, em Brasília, com a bancada paranaense na Câmara dos Deputados e defendeu a compensação com verbas federais dos investimentos do Paraná na manutenção das universidades públicas estaduais e do ensino superior público.

"Toda a estrutura do ensino público estadual é 100% bancada com recursos do Estado e demandaram investimentos de R$ 2,2 bilhões somente no ano passado, isso sem qualquer contrapartida por parte do governo federal", disse Ratinho Junior em ofício enviado ao coordenador da bancada, deputado Toninho Wandscheer (Pros).

O Paraná, aponta Ratinho Junior, tem uma rede de ensino superior, entre as melhores do país, de sete universidades públicas com oito mil professores, pesquisadores qualificados, nove mil agentes universitários e mais de 95 mil estudantes. "Essas universidades ofertam 343 cursos de graduação, 299 cursos de especialização, 180 mestrados e 75 doutorados. Esse sistema estadual de ensino está presente em 32 municípios e por meio do ensino a distância em mais 240 cidades", argumenta.

Ratinho Junior pede ao coordenador bancada que encaminhe ao Ministério da Educação, em nome dos deputados paranaenses, pedido de compensação dos investimentos do Paraná no ensino superior público. "Historicamente, o Paraná tem sido penalizado, por parte do governo federal, pela eficiência e investimento em ensino superior. Enquanto Minas Gerais tem 17 universidades federais, seguido por Rio de Janeiro (10) e Rio Grande do Sul (9), no Paraná estão apenas três instituições federais", disse.

"O que pedimos é o justo equilíbrio no modelo federativo, com a mínima compensação para que o estado do Paraná continue avançando na valorização do ensino superior", completa o deputado.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE