Estudo vai mapear o setor de cervejarias artesanais no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Estudo vai mapear o setor de cervejarias artesanais no Paraná

Termo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira, no Sebrae em Curitiba, e formaliza o início do estudo setorial

Imagem ilustrativa da imagem Estudo vai mapear o setor de cervejarias artesanais no Paraná

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com o objetivo de alavancar os projetos de desenvolvimento das microcervejarias no Paraná, um mapeamento será realizado em todo o estado neste setor. O termo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira, dia 24 de maio, entre representantes da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), do Sebrae Paraná e da da Faculdade Guairacá, de Guarapuava. Depois de todos os levantamentos, O Sebrae vai monitorar e filtrar as informações para criar um projeto para o setor, reconhecidamente de alto potencial e com polos em cidades do Paraná como Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba.

Para iniciar o trabalho, a Faculdade realizará um estudo de identificação e mapeamento dos produtores que fabricam cerveja artesanal em planta própria ou em instalações de terceiros. Na sequência será levantada a capacidade produtiva do setor. “Estamos dispostos a fornecer as melhores ferramentas para um mapeamento preciso do setor de cerveja artesanal.  É uma oportunidade única de desbravar um mercado que enxergamos ter um grande potencial de crescimento”, resume a professora Irene Raquel Garcia, diretora de relações institucionais da Faculdade.

O diretor de operações do Sebrae, Julio Cezar Agostini, explica que, em 2016, a Regional Centro, sediada em Ponta Grossa, detectou esse grupo de cervejarias artesanais com alto potencial de crescimento e a entidade decidiu apoiar a elaboração de um projeto focado nessas empresas. “Pequenas empresas estão focadas em fabricar um produto mais gourmet. Esta não é uma tendência local, mas mundial. O Paraná já é reconhecido pela qualidade de sua cerveja, identificamos que há muito a crescer e, é nesse processo que vamos atuar”, argumenta o diretor. “O intuito é levantar informações para que todos falem a mesma língua, tenham acesso à mesma base de dados e conheçam a dinâmica do setor. Será um trabalho desafiador”, completa o gerente da Regional Centro do Sebrae, Joel Franzim.

O diretor-presidente da Procerva, Richard Buschmann, estima que, atualmente, o Paraná tenha 45 produtores cervejeiros. “A produção da cerveja artesanal não é um modismo, é uma cultura. A partir do momento em que os parceiros entenderam essa premissa, nos convencemos de que estamos no caminho certo para fomentar a produção no Paraná e que todo o projeto vai beneficiar os microcervejeiros do Estado. Estamos certos de que tudo vai contribuir muito com o exercício de nossa atividade. É uma união de forças”, resumiu.

‘Rota da Cerveja Artesanal’ foi aprovada na ALEP

Os deputados paranaenses aprovaram, em março deste ano, o projeto de lei nº 644/2015, de autoria dos deputados Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (PMDB), que cria a “Rota da Cerveja Artesanal no Estado do Paraná”. O objetivo do projeto, que passou em segundo turno, é incentivar a produção de cerveja artesanal por meio das cervejarias caseiras e microcervejarias, além de promover eventos ligados à produção. A medida pretende também a difundir o turismo e gerar mais emprego e renda aos paranaenses. A rota deverá ser composta pelos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Palmas, Piên, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE