Copel vai às ruas alertar sobre riscos da energia elétrica | aRede
PUBLICIDADE

Copel vai às ruas alertar sobre riscos da energia elétrica

Ações integram a Semana de Segurança com a Energia Elétrica que tem início na segunda-feira (22)

Imagem ilustrativa da imagem Copel vai às ruas alertar sobre riscos da energia elétrica
-

Daniel Petroski

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Semana de Segurança com a Energia Elétrica tem início na segunda-feira (22), mobilizando um batalhão de voluntários em visitas a canteiros de obras, cooperativas, lojas de materiais de construção e maquinários agrícolas, escolas e locais públicos com grande circulação de pessoas. A campanha busca prevenir os acidentes com choque elétrico abordando as principais situações de risco: na construção civil, na área rural, durante a poda de árvores, ao instalar antenas e empinar pipas – e também ao tentar furtar energia por meio de ligações clandestinas à rede elétrica. As orientações das cartilhas e folhetos distribuídos será reforçada por mensagens de rádio e nos postos de atendimento da Companhia. “A Semana de Segurança nos lembra que cuidados simples, como manter sempre uma distância segura da rede elétrica, fundamental para evitar acidentes”, afirma o presidente da Copel, Antonio Guetter. 

Conheça as principais informações que serão divulgadas durante a campanha:

Área Rural: Mantenha atenção à rede elétrica ao usar máquinas agrícolas, guardando distância para evitar acidentes durante o deslocamento ou manutenção no maquinário. Os estais – fios que auxiliam na sustentação do poste – nunca devem ser retirados. Outras orientações dizem respeito ao correto aterramento das cercas elétricas, à distância entre o sistema de irrigação e a rede elétrica, além da prevenção de queimadas.

Construção ou Manutenção Predial: Ao construir ou reformar, mantenha distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço e, sempre que preciso, entre em contato com a Copel. A distância mínima recomendada para trabalhos sem intervenção entre a obra e a rede elétrica é de cinco metros.

Poda de árvores: A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados. Não plante árvores de grande porte próximo à rede elétrica e, se for preciso podar galhos perto da rede, entre em contato com a Copel. 

Pipas: Oriente as crianças a jamais usar materiais metálicos ou cerol na confecção do brinquedo e, caso a pipa fique presa à rede elétrica, não tentar resgatá-la. O ideal é brincar sempre longe dos fios de energia elétrica.

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e procure efetuar o serviço quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE