Alunos realizam nova edição do Parlamento Universitário | aRede
PUBLICIDADE

Alunos realizam nova edição do Parlamento Universitário

Iniciativa visa a aproximação dos acadêmicos do cotidiano da Câmara de Vereadores e terá programação aberta à comunidade

Imagem ilustrativa da imagem Alunos realizam nova edição do Parlamento Universitário
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa visa a aproximação dos acadêmicos do cotidiano da Câmara de Vereadores e terá programação aberta à comunidade

O Centro Acadêmico Carvalho Santos (CACS), do Curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Campus de Telêmaco Borba, realiza a segunda edição do Parlamento Universitário. A iniciativa consiste em uma simulação das atividades da Câmara Municipal e tem como objetivo a experiência prática da rotina do Poder Legislativo. A realização se dará na Câmara dos Vereadores de Telêmaco Borba nos dias 13 e 14 de setembro de 2018.

A primeira edição do Projeto Parlamento Universitário aconteceu neste ano, nos dias 17,18 e 19 de Julho, em Ponta Grossa. Com o sucesso da iniciativa, Nathan Biscaro acadêmico de Direito do Campus de Telêmaco Borba e seus colegas de curso, em parceria com o Centro Acadêmico Carvalho Santos, decidiram realizar uma edição em na cidade conhecida como “Capital Nacional do Papel” afim de contemplar os acadêmicos de lá. “O evento traz uma compreensão muito mais prática a respeito das competências e da hierarquia legislativa, além de possibilitar a participação do acadêmico no processo de criação de leis” diz Nathan que agora coordena o projeto.

Durante a realização das atividades, os parlamentares serão divididos em partidos fictícios conforme as suas preferências ideológicas. As simulações englobam a formação de Comissões, a eleição da Mesa Diretora, e a apresentação e discussão de Projetos de Lei redigidos pelos participantes. Os participantes do II Parlamento Universitário CACS irão aprofundar-se na dinâmica da produção de leis e de competência legislativa, observando sempre princípios como a constitucionalidade de seus atos.

Será uma oportunidade também para quem desejar assistir às simulações, uma vez que evento é aberto ao público e realizado de forma gratuita. “Pretendemos expandir a experiência académica para além da sala de aula, interagindo com a comunidade e contribuindo de maneira mais direta para com a sociedade”, explica Nathan.

Inspiração do evento

O evento foi inspirado no Projeto realizado e idealizado pelo Centro Acadêmico Hugo Simas - Partido Democrático Universitário (PDU) em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) em Curitiba nos anos de 2016 e 2017.  O projeto se molda a partir de simulações de atividades dos vereadores adaptadas ao modelo universitário proporcionam uma ciência da rotina dos vereadores. A proposta é bastante semelhante com o projeto ‘Câmara Jovem’, que inclui alunos do ensino médio, em prol do mesmo objetivo de reproduzir o cotidiano da Câmara de Vereadores junto aos estudantes.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE