Estudo põe Telêmaco entre as 5 cidades mais desenvolvidas | aRede
PUBLICIDADE

Estudo põe Telêmaco entre as 5 cidades mais desenvolvidas

Índice Firjan analisou renda, emprego, formalização e desigualdade de 5.471 municípios. Telêmaco Borba aparece entre os únicos com índice 0.8 em relação a emprego e renda.

Imagem ilustrativa da imagem Estudo põe Telêmaco entre as 5 cidades mais desenvolvidas
-

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Índice Firjan analisou renda, emprego, formalização e desigualdade de 5.471 municípios. Telêmaco Borba aparece entre os únicos com índice 0.8 em relação a emprego e renda.

Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, está entre os únicos cinco municípios brasileiros que apresentaram alto desenvolvimento de emprego e renda no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), vinculado à Confederação Nacional da Indústria. Os dados foram divulgados ao final de junho com informações de 5.471 municípios onde vivem 99,5% da população brasileira.

A nota destinada a cada cidade varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor é o desenvolvimento do município. Para ser considerada de desenvolvimento “alto”, a nota precisa ficar acima de 0,8. E no quesito emprego e renda, Telêmaco Borba foi uma únicas das cinco cidades brasileiras a ultrapassar este valor.

O município dos Campos Gerais atingiu a nota de 0.8252, ficando com o segundo lugar nacional – atrás apenas de Cristalina (GO), com 0.8537. Os critérios utilizados foram geração de empregos formais (anual e média trienal), geração de renda (anual e em relação à média trienal), taxa de formalização, massa salarial e desigualdade de renda no trabalho formal.

Além do índice de emprego e renda, o levantamento também traz outros dois valores que compõem o índice geral: Educação e Saúde. Os dados são baseados em informações repassadas pelos ministérios de cada segmento (Trabalho, Educação e Saúde).

Na parte de Educação, focada em indicadores de ensino básico como taxa de abandono e posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 2.391 municípios brasileiros conseguiram uma nota maior do que 0,8.

Em Saúde, eixo que considera variáveis como atendimento pré-natal, mortalidade infantil e óbitos evitáveis, 2.698 municípios ficam acima da nota de 0,8. A nota média brasileira em Emprego e Renda é de 0,4664, uma leve alta em relação ao ano anterior após duas quedas consecutivas em 2014 e 2015.

PG aparece na 66ª posição

O levantamento tem como base quase a totalidade dos municípios brasileiros. No ranking divulgado pela Firjan, Ponta Grossa aparece na 66ª posição nacional e na 18ª entre as cidades paranaenses no quesito emprego e renda, com índice de 0.7446. O dado coloca a Princesa dos Campos em um seleto grupo dos 8% mais desenvolvidos no segmento em todo o país, com índices que variam de 0.7 a 0.8. Na 2ª posição geral e entre os cinco acima de 0.8, Telêmaco Borba fica no grupo de 0,5% mais desenvolvidos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE