5ª Brigada emite nota sobre ações do Exército na região | aRede
PUBLICIDADE

5ª Brigada emite nota sobre ações do Exército na região

Em nota, 5ª Brigada de Cavalaria Blindada destaca que operações estão subordinadas ao Governo do Estado

Imagem ilustrativa da imagem 5ª Brigada emite nota sobre ações do Exército na região
-

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada emitiu uma nota na tarde desta sábado (26) sobre as ações do Exército Brasileiro na região. No documento, o EB reforça que quaisquer atividades dependem de determinação do Governo do Estado. Além disso, o comunicado reforça que as Forças Armadas irão agir dentro do que estabelece o decreto da Lei e Ordem. 

decreto limita as atividades das Forças Armadas à "remoção ou a condução de veículos que estiverem obstruindo a via pública; escolta de veículos que prestem serviços essenciais ou transportem produtos considerados essenciais; garantia de acesso a locais de produção ou distribuição de produtos considerados essenciais; e as medidas de proteção para infraestrutura considerada crítica". As ações de apoio deve acontecer somente quando não houver possibilidade de outros órgãos de segurança executarem as tarefas. 

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, já sinalizou que não pretende impor o uso da força contra caminhoneiros no estado. Nesta sexta-feira (25), Cida reuniu membros da Casa Militar com representantes dos caminhoneiros e definiu um plano de escoamento de cargas consideradas essenciais. 

A nota da 5ª Brigada garante, por fim, o respeito à Constituição Federal e reforça a credibilidade de 80% que a instituição possui junto à comunidade. 

NOTA À IMPRENSA

EMPREGO DA 5ª BRIGADA DE CAVALARIA BLINDADA NA DESOBSTRUÇÃO DE VIAS PÚBLICAS

No que concerne às ações militares da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, relativas às manifestações dos caminhoneiros, cabe ressaltar que elas ocorrerão em estrito cumprimento ao previsto no Decreto Nº 9.382, de 25 de maio de 2018, em sua área de responsabilidade - Ponta Grossa e região. É importante destacar que todas as 12 (doze) Organizações Militares subordinadas estão com seus efetivos e equipamentos prontos e preparados para atuar tempestivamente, em coordenação com os Órgãos de Segurança Pública, em quaisquer das atividades autorizadas, nos termos constantes do citado decreto. Salienta-se que qualquer atuação nas vias públicas estaduais e municipais, tem por premissa a solicitação formal do Chefe do Poder Executivo estadual. Por fim, a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada reforça o compromisso do Exército Brasileiro de atuar em total consonância com a Constituição Federal e com os pilares institucionais da estabilidade, legalidade e legitimidade, que asseguram à Instituição cerca de 80% de credibilidade junto à sociedade.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA 5ª BRIGADA DE CAVALARIA BLINDADA EXÉRCITO BRASILEIRO BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE