Jaguariaíva reinaugura Cras no Jardim Primavera | aRede
PUBLICIDADE

Jaguariaíva reinaugura Cras no Jardim Primavera

A obra de reforma e readequação foi entregue pela administração municipal nesta semana.

Imagem ilustrativa da imagem Jaguariaíva reinaugura Cras no Jardim Primavera
-

da redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A obra de reforma e readequação foi entregue pela administração municipal nesta semana.

Os moradores de bairros na região do Jardim Primavera, em Jaguariaíva, já estão usufruindo de nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A obra de reforma e readequação foi entregue pela administração municipal nesta semana.

Na entrega da obra houve serviços de lazer e muitos moradores do entorno prestigiaram. Vereadores, secretários e diretores municipais também acompanharam a cerimônia. A bênção de início dos trabalhos foi conduzida pelo Padre Ivan Pedro e Pastor Jair Castro Cândido, de comunidades religiosas do bairro.

Entre os convidados esteve a chefe do Escritório Regional de Ponta Grossa da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luciana Franco Silvestre.  Na oportunidade a representante do Estado identificou que a iniciativa da prefeitura em sair de espaço provisório, fortalece a política de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Estamos em construção de uma lógica de garantias de direitos e fortalecimento de processos de cidadania e, entregando um equipamento desta forma, que garante que a população vai tê-lo como referência na comunidade, demonstra que o município está alinhado neste processo”, observou a técnica.

Conforme a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, o novo prédio, adequado com recursos próprios municipais, já funcionou temporariamente como unidade escolar, enquanto um cemei estava em reconstrução. Ela enalteceu o trabalho desenvolvido no Cras, que tem estratégias voltadas ao desenvolvimento social e empoderamento das famílias mais vulneráveis, saindo do contexto de assistencialismo.

O prefeito José Sloboda destacou que a readequação do prédio simboliza economia de recursos públicos. “Aqui podemos vivenciar o respeito ao dinheiro público porque este é um espaço que inicialmente foi usado para atender uma necessidade da educação e agora, reformulado, ele vai atender mais de 2.500 famílias referenciadas no Cras”, disse. Ele anunciou que em breve o bairro Pedrinha ganhará sua sede própria do Cras, obra que está com mais da metade da construção executada.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e primeira-dama do município, Cleia Sloboda, comemorou a conquista. Segundo ela, com espaço adequado os profissionais da secretaria poderão desenvolver melhor os trabalhos em grupo, além de cadastros e outras ações preventivas de proteção básica e cidadania, voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

O novo Cras leva o nome do vereador Demerval Ziemer Batista da Cruz (Pituco). Na solenidade de entrega a família, representada pela professora Iracema Batista da Cruz, agradeceu em público a homenagem, destacando a satisfação que “Pituco” tinha em ajudar os menos favorecidos.

Estrutura

O CRAS é uma unidade pública responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para reforma e readequação da unidade do bairro Primavera, a prefeitura investiu mais de R$240 mil.

Melhoria nas instalações elétricas, reforma nos banheiros, novas louças e metais nos lavatórios, área coberta para atividades, entre outras benfeitorias foram feitas. O projeto também é adaptado com acessibilidade, contendo rampas e corrimão. A área total trabalhada é de 257,72 m2.

O prédio conta com salas de recepção, almoxarifado, coordenação, atendimento social (assistente social), depósito, sala de atendimento psicológico, sala de cadastro (CAD-Único), sala para Oficinas, sala multiuso para oficinas e reuniões de grupos, copa e banheiros comuns e com acessibilidade. Ele abrigará os grupos de convivência em funcionamento no Cras Primavera, que são o “Vida Saudável”, para jovens entre 12 e 17 anos; “Mulheres Valentes” e “Felizidade”, para maiores de 60 anos. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), existe ainda o Grupo de Gestantes, com encontros todas as quartas-feiras, às 14h, na Unidade Básica de Saúde Dr. Domingos Cunha. O Cras vereador Demerval Ziemer Batista da Cruz (Pituco) fica na Rua João Martins da Costa Passos, 211, Primavera I, e atende pelo telefone (43) 3535-3151.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE