Edir lidera corrida pela reeleição em Palmeira | aRede
PUBLICIDADE

Edir lidera corrida pela reeleição em Palmeira

Atual prefeito conquistou 52,4% das intenções de voto, enquanto o opositor, Giovatan de Souza, atingiu 27,7% da preferência do eleitorado

Imagem ilustrativa da imagem Edir lidera corrida pela reeleição em Palmeira

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atual prefeito conquistou 52,4% das intenções de voto, enquanto o opositor, Giovatan de Souza, atingiu 27,7% da preferência do eleitorado

Edir Havrechaki (PSC), atual prefeito de Palmeira e candidato a reeleição, lidera a pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa ‘Inppel’. A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número PR-00149/2016 e tem margem de erro de 4%, para mais ou para menos. A pesquisa mostra Edir na liderança com 52,4%, enquanto o único adversário na disputa, Giovatan de Souza (PSD), tem 27,7% da preferência do eleitorado.

A pesquisa ouviu 462 eleitores em Palmeira entre os dias 25 e 26 de setembro – entre os entrevistados estão 227 mulheres e 235 homens. A pesquisa foi realizada em dois estágios: o primeiro diz respeito ao levantamento dos setores em que as entrevistas foram realizadas e o segundo com a determinação do perfil dos entrevistados, respeitando as variáveis do eleitorado da cidade.

Na pesquisa estimulada (quando o nome do candidato é indicado ao eleitor), Edir, atual prefeito e líder da coligação ‘Segue em frente Palmeira’, grupo formado por 12 partidos, recebeu a preferência de 52,38% dos entrevistados. Na mesma questão, Giovatan, membro da coligação ‘Mudança com honestidade, grupo formado por quatro partidos, alcançou 27,71% na preferência do eleitorado. Nesse cenário, brancos e nulos somam 13,85% e 6,06% dos eleitores não souberam ou não responderam.

Quando o nome do candidato não é indicado ao eleitor, Edir foi apontado por 32,03% dos entrevistados, enquanto Giovatan foi mencionado por 12,34% dos eleitores – outros 55,86% afirmaram não saber ou não responderam a questão.  A pesquisa realizada pelo Inppel também verificou o índice de rejeição de cada um dos candidatos ao questionar os eleitores sobre qual candidato não receberá o voto no próximo dia 2.

Na sondagem sobre a rejeição dos postulantes ao cargo de prefeito, o Inppel registrou que 55,84% dos eleitores entrevistados não rejeitam nenhum dos dois candidatos. Giovatan foi apontado por 21,86% dos eleitores no quesito rejeição, outros 14,72% dos eleitores afirmaram que não votariam em Edir e 7,58% não souberam ou não responderam ao questionamento. A pesquisa também trouxe dados sobre a expectativa de vitória dos eleitores.

Ao questionar os entrevistados sobre quem será o candidato eleito para comandar a Prefeitura de Palmeira durante os próximos quatro anos, a sondagem mostra Edir sendo apontado por 61,69% dos eleitores como o vencedor do pleito do próximo domingo. Já Giovatan foi citado como o candidato vitorioso na eleição por 24,69% dos entrevistados, enquanto 13,64% não responderam ou não souberam responder.

Candidatos reeditam disputa de 2012

Edir Havrechaki (PSC) terá como vice Marcos Levandoski (PPS). Eleito vereador em 2008, Edir conquistou o cargo de prefeito em 2012 – na eleição passada o atual prefeito venceu o próprio Giovatan de Souza (PSD) que, em 2016, terá como vice na chapa Inácio Budziak (PDT). A derrota não desanima Giovatan que encara o pleito como um desafio. Já Edir acumula a experiência de ter sido vereador e secretário municipal e busca a reeleição para dar continuidade aos projetos já desenvolvidos no comando do Poder Executivo. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE