Conab projeta produção recorde de grãos nesta safra

Agronegócio

11 de outubro de 2018 22:08

Fernando Rogala

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Produção Agropecuária somará R$ 574,25 bilhões

Solução para ferrugem asiática é revelada em Carambeí

Embrapa desenvolve fertilizante orgânico nitrogenado

Exportações do agro deverão somar US$ 100 bi
Show Tecnológico de Inverno mostra inovações em PG
Conab projeta produção recorde de grãos nesta safra
Produção de soja deve crescer na região e trazer mais rentabilidade
Foto: Foto: Cristiano barbosa
PUBLICIDADE

O Brasil poderá alcançar nesta Safra 2018/2019, que começou a ser plantada na região há cerca de um mês, um volume recorde na produção de grãos. O primeiro levantamento desse período, divulgado nesta quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostra que deverão ser retirados dos campos brasileiros até 238,5 milhões de toneladas de grãos. Na comparação com a safra anterior, será um incremento de até 10,6 milhões de toneladas, e muito semelhante ao registrado na supersafra 16/17, que somou a marca de 238 milhões de toneladas. 

A soja, principal cultivo do país, deverá registrar um aumento de até 2,8% na área plantada, devendo resultar em uma produção total que se aproximará dos 120 milhões de toneladas. Cerca de um sexto dessa produção deverá ser registrada no Estado do Paraná, onde a projeção é de 19,5 milhões de toneladas. Embora esse valor seja superior aos 19,12 milhões de toneladas da safra já colhida neste ano, é inferior ao da safra 2016/2017, de 19,8 milhões de toneladas. Somando todos os cultivos no Paraná, a produção está estimada em 23,3 milhões de toneladas, enquanto que na safra 17/18 a produção foi de 22,5 milhões.

No Paraná, a estimativa da área plantada de milho é de até 356,4 mil hectares, representando um aumento no intervalo de até 8% em relação à safra anterior. Aproximadamente 58% dessa área já se encontra plantada. O aumento da área de milho ocorreu devido à substituição de áreas de feijão pelo cereal, em função dos preços atrativos. A produção total está estimada em 3,21 milhões de toneladas, ou seja, 11% superior aos 2,88 milhões da safra anterior. Ainda assim, é bastante inferior aos 4,96 milhões de toneladas da ‘supersafra’. 

Maggi lembrou que as mudanças de clima nos últimos anos causaram inseguranças entre produtores, mas disse que as tecnologias tem garantido mais informações no campo. “Os produtores podem se programar melhor e se São Pedro que é o dono da torneira regar direitinho teremos esse resultado”, completou.


Área total plantada deve crescer

A área total plantada deverá crescer e atingir 16,8 milhões de hectares A soja vem se consolidando como o principal produto na evolução do agronegócio brasileiro e que tradicionalmente impulsiona o incremento da área nacional produtora de grãos, apresentando, neste exercício, intervalo entre 35,4 e 36,2 milhões de hectares. Com relação à área total de grãos no país, a perspectiva é de aumento de 0,2 a 2,3% para o plantio da safra 2018/19, que poderá variar de 61,9 a 63,1 milhões de hectares.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede