Apicultores de Ortigueira inauguram Unidade de Beneficiamento | aRede
PUBLICIDADE

Apicultores de Ortigueira inauguram Unidade de Beneficiamento

Unidade de Beneficiamento de Mel será administrada pela Cooramel e terá capacidade produtiva de 400 toneladas

Imagem ilustrativa da imagem Apicultores de Ortigueira inauguram Unidade de Beneficiamento
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Apicultores de Ortigueira, na região Central do Estado, ganharam um reforço para expandir mercado com a Unidade de Beneficiamento de Mel (UBM), inaugurada na última quarta-feira, 29 de agosto. Com investimento de R$ 1 milhão, a UBM terá capacidade produtiva anual de 400 toneladas e deverá beneficiar inicialmente 60 apicultores que trabalham com o mel que tem registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie Denominação de Origem (DO).

O presidente da Cooperativa Ortigueirense dos Apicultores e Meliponicultores (Cooramel), responsável pela administração da UBM, Rafael Alves, disse que a viabilização da Unidade só foi possível com o apoio dos parceiros, como o Sebrae/PR, a Prefeitura de Ortigueira – por meio da Secretaria Municipal de Ortigueira, a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), a Klabin – que disponibiliza suas áreas para a atividade apícola, a Emater e o Instituto Agronômico do Paraná (IAP).

“A inauguração da Unidade representa a colaboração de todos. Por muito tempo, Ortigueira vem sendo foco de uma riqueza que tem se propagado por sua qualidade, que é o mel”, disse. A ideia, conforme ele, é que a UBM atinja diretamente o consumidor final, agregando ainda mais valor ao produto, que é considerado de excelente qualidade.

Segundo ele, os apicultores de Ortigueira e região têm capacidade para trabalhar com a capacidade máxima produtiva da UBM, mas isso será possível conforme novos mercados forem conquistados. O acesso ao mercado, o associativismo e agregação de valor ao produto foram alguns tópicos destacados pelo gerente regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, no evento de inauguração.

“O trabalho do Sebrae/PR e demais parceiros junto aos apicultores de Ortigueira e região começou há nove anos. A inauguração da UBM é mais uma fase de todo o processo e depende, a partir de agora, ainda mais da união dos produtores. É preciso concentrar os trabalhos na questão mercadológica, gerar valor ao produto e olhar o mercado externo”, pontuou.

A expectativa é que a UBM permita agregar valor ao mel em até 100% e que seja um meio para tornar Ortigueira referência quando se fala em mel. Em setembro de 2015, o Município obteve o registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie Denominação de Origem (DO), que foi conferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Para o presidente da Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel), Valdemar Kieltyka, a UBM é a concretização de um sonho para os apicultores.  “Os produtores poderão beneficiar e comercializar sua produção, podendo vender a granel ou fracionado, tirando do caminho pessoas que intermediam o processo de venda para empresas”, citou Valdemar.

O consultor do Sebrae/PR, Fernando Pizani, acredita que a UBM vai permitir que o produto receba o selo de IG no rótulo e ganhe mais valor no mercado, podendo até mesmo se voltar para o mercado internacional. “A UBM vai permitir ainda melhores condições de trabalho e de vida aos apicultores”, frisou.

Denominação de Origem

O mel produzido em Ortigueira, na região central do Estado, foi o primeiro produto paranaense a receber o registro de Denominação de Origem (DO). A concessão reconhece que as características físico-químicas do produto decorrem das condições botânicas da região, sendo diferenciado do mel produzido nos arredores. O registro consolida a estratégia do Sebrae/PR para o setor do agronegócio, com foco em produtos de diferenciação pela qualidade e tipicidade.

A conquista é decorrente do Projeto APIS, do Município de Ortigueira, iniciativa apoiada pelo Sebrae/PR e parceiros, como a Apomel, Emater, Iapar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Prefeitura de Ortigueira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE