No Agroleite, Cida destaca importância econômica e social do setor | aRede
PUBLICIDADE

No Agroleite, Cida destaca importância econômica e social do setor

Governadora Cida Borghetti participou neste sábado (18) do Agroleite 2018, um dos maiores eventos do setor no Brasil
Governadora Cida Borghetti participou neste sábado (18) do Agroleite 2018, um dos maiores eventos do setor no Brasil -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A atividade leiteira envolve 150 mil produtores no Estado e a produção é 4,7 bilhões de litros de leite ao ano

A governadora Cida Borghetti participou neste sábado (18) do Agroleite 2018, um dos maiores eventos do setor no Brasil, realizado pela Cooperativa Castrolanda, em Castro, nos Campos Gerais. Produtores e mais de 200 empresas dos ramos de nutrição, medicamentos, genética, máquinas, ordenhadeiras e sementes participaram do evento.

“O Agroleite é uma grande vitrine de bons negócios, com foco no investimento em tecnologia avançada e na modernidade dessa importante cadeia produtiva, que contribui com a economia do Estado e tem impacto social, com empregos e renda no campo”, afirmou a governadora. Ela lembrou que o Paraná é o segundo maior produtor nacional e que busca alcançar a primeira posição. A atividade leiteira envolve 150 mil produtores no Estado e a produção é 4,7 bilhões de litros de leite ao ano.

“Castro se consolida no cenário nacional como o número um na produção de leite”, disse a governadora. A produção do município é de 255 milhões de litros por ano. Outros municípios paranaenses que se destacam na produção do leite são Carambeí, com 150 milhões de litros ao ano, e Arapoti, com 69,5 milhões de litros.

O Governo do Estado, afirmou Cida Borghetti, apoia e incentiva o setor leiteiro, com capacitação de técnicos e produtores e estímulo à inovação na cadeia. “A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento oferece apoio à cadeia produtiva do Estado, através do Instituto Agronômico do Paraná, o Instituto Emater e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná. Um foco importante do trabalho é a inovação" disse Cida. A governadora destacou, ainda, que a produção de leite atende programas sociais, como o Leite das Crianças, e a merenda escolar.

 O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa, falou sobre o trabalho desenvolvido com os produtores do Estado. “O Paraná vem se destacando principalmente pela qualidade do leite. A Adapar é a entidade que leva a sanidade ao rebanho. A Emater leva extensão, capacitação e a tecnologia que o Iapar, como instituição de pesquisa, oferece”, disse.

O Agroleite começou terça-feira (14) e foi encerrado neste sábado. A expectativa, segundo os organizadores do evento, é superar o público alcançado no ano passado, de 62 mil visitantes.

O objetivo é levar conhecimento aos produtores, por meio de palestras e fóruns técnicos, troca de informações com empresas e expositores do setor. “A feira é uma vitrine e também busca promover uma comunicação entre os elos da cadeia do leite, para que os produtores aprendam ainda mais e aumentem o conhecimento, resultando em negócios" afirmou o presidente da Castrolanda, Frans Borg.

A posição como principal feira do setor no Brasil tm atraído expositores internacionais. Nesta edição participaram expositores dos Estados Unidos, Nova Zelândia e Espanha. O evento também recebeu visitantes da França, Argentina, Paraguai, Holanda e Japão.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE