Digital Agro reúne principais empresas de inovação | aRede
PUBLICIDADE

Digital Agro reúne principais empresas de inovação

Feira nacional, voltada para soluções de tecnologia digital, ocorre entre esta quarta e quinta-feira, no Parque Histórico de Carambeí

Feira nacional, voltada para soluções de tecnologia digital, ocorre entre esta quarta e quinta-feira
Feira nacional, voltada para soluções de tecnologia digital, ocorre entre esta quarta e quinta-feira -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A segunda edição da Agro Digital, evento em que o foco é a tecnologia no agronegócio, foi aberta no início da noite desta terça-feira (12). Realizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, com a organização técnica da Fundação ABC, a feira tem sua programação iniciada oficialmente nesta quarta-feira, seguindo até quinta, no Pavilhão de Exposições Frísia, em anexo ao Parque Histórico de Carambeí, na região dos Campos Gerais. Mesmo sendo apenas a segunda edição, houve um grande incremento de empresas expositoras, confirmando o sucesso da primeira edição e o potencial de crescimento dessa área no campo. Os portões abrem às 8h. 

Como explicou a organização, o evento dobrou em tamanho e em infraestrutura, atingindo 30 expositores em 2018, reunindo algumas das principais empresas de inovação do país. A primeira edição já surpreendeu pelas dimensões que tomou e a segunda vem a consolidar o interesse pelo assunto. Não à toa que estima-se um público quase semelhante ao registrado no tradicional evento realizado anualmente pela cooperativa, a ExpoFrísia, de cerca de 8 mil visitantes em apenas dois dias. Esse público deverá ser composto por produtores rurais, acadêmicos e profissionais da área.

Além desses expositores de novas tecnologias, de diversas áreas, especialmente ligadas ao setor agrícola, mas também com aplicativos e serviços voltados à produção leiteira e à silvicultura, haverá uma série de palestras, divididas em quatro painéis. Tecnologias de automação, Internet, Big Data, projeções de futuro, nanotecnologia e sistemas em rede são alguns dos temas abordados durante a feira. Os presentes terão a oportunidade para ver, na prática, o funcionamento de algumas soluções inovadoras, que poderão contribuir para ampliar a produtividade, reduzir os custos e aprimorar a gestão; além de conhecer tecnologias que estão sendo desenvolvidas, no espaço “Hall do Futuro”.

“A tendência, que já está acontecendo, é o produtor ser mais gestor, tendo a visão macro dos custos, desafios, produtividade e ganhos. Tudo isso em um aparelho celular, independentemente de onde esteja. É esse caminho que queremos mostrar com a Digital Agro”, destacou o superintendente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Emerson Moura.

A palestra de abertura, nesta terça, teve início às 19 horas, e conta com a palestra “Agro 4.0: da biotecnologia ao Big Data, à Agricultura Sustentável e Inteligente”, ministrada pela chefe geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento, o www.digitalagro.com.br.

Evento terá quatro painéis com diversas palestras até amanhã

Para o evento, um investimento foi realizado, no novo pavilhão de palestras, que tem capacidade para receber 1,4 mil pessoas em 1,3 mil metros quadrados. O primeiro painel de palestras, a partir das 9h, com o tema ‘megatendências’, aborda os impactos tecnológicos no agronegócio a fim de solucionar grandes desafios macroambientais. Já pela tarde, o tema será Pecuária 4.0, mostrando que a digitalização do campo auxilia na gestão pecuária, maximizando a lucratividade. Em ambos os dias haverá não apenas palestras, mas também oficinas, startups e práticas. A programação nesta quarta-feira também conta com o hackathon, às 9h30.

No dia 14, as atividades têm início com as palestras relacionadas ao tema Agricultura 4.0. A meta é mostrar que a produção digital e a visualização de dados cruzados trazem resultados mais eficientes, com produções maiores. Já o último dos painéis aborda o Agronegócio do Futuro, o qual revelará que a escassez de recursos e as novas formas de fazer negócios influenciam cada vez mais todo o setor, que precisa se adaptar às novidades.

Tecnologia recorde é revelada

Presente no evento, a Brandt do Brasil levará a tecnologia utilizada pelo agricultor norte-americano Randy Dowdy, que entrou para a história ao atingir a excepcional produção de 192,23 sacas de 60 kg de soja por hectare, batendo o recorde mundial de produtividade da oleaginosa em 2016. O recorde é mantido até hoje.

Durante o 2º Digital Agro, a Brandt do Brasil reforçará a tecnologia Smart System, utilizada pelo recordista, que faz com que o estresse causado por herbicidas nas lavouras seja reduzido e ainda fornece os nutrientes corretos, garantindo maior absorção dos elementos aplicados. Dessa forma, o agricultor consegue potencializar a produtividade e otimizar a área plantada e os recursos investidos.

Palestrantes

Entre os participantes dos painéis estão renomados profissionais, como Gil Giardell, Carlos Ortiz, Paulo Pagliusi, Luis Rasquilha; e Luiz Otávio Fonseca, líder da divisão de agricultura digital da IBM Brasil. Além deles, estarão os pesquisadores Jeff Bewley e Iran José de Oliveira da Silva, da área animal.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE