Triticultores estimam alta na produção na safra 2018 | aRede
PUBLICIDADE

Triticultores estimam alta na produção na safra 2018

Mesmo com estimativa de menor área plantada nesta safra, rendimento melhor deve elevar produção total

Imagem ilustrativa da imagem Triticultores estimam alta na produção na safra 2018
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Triticultores da região dos Campos Gerais iniciam, de forma mais intensa, o plantio de trigo na região dos Campos Gerais. Após as chuvas registradas no fim de semana, produtores localizados mais ao norte da região, em municípios como Arapoti, Piraí do Sul, iniciam a janela, que se estende até o início de julho. Para esta safra, estima-se uma redução na área total semeada, na casa de quase 9%, de 126 mil para 115 mil hectares. Ainda assim, há uma perspectiva de alta no rendimento total, superando as 400 mil toneladas, cerca de 2,5% a mais que na safra anterior. 

Em alguns pontos específicos de alguns municípios mais ao norte, houve o registro de plantio em algumas áreas. “A grande maioria prefere plantar em junho. Mas falei com um engenheiro agrônomo de Tibagi e ele disse que começou a plantar no dia 14, porque coincidentemente caiu uma pancada de chuva e acabou plantando”, afirma Luiz Alberto Vantroba, economista do Núcleo Regional do Departamento de Economia Rural (Deral), sediado nos Campos Gerais, que abrange quase 20 municípios. 

Gustavo Ribas Netto, presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, afirma que o trigo entrou na contramão, já que era um cultivo priorizado nas safras anteriores. “Nossa região vem sofrendo um impacto negativo no trigo há muito tempo. Mas efetivamente, com o plantio de soja precoce e com o feijão, o trigo vem atrapalhando. A viabilidade econômica do trigo é questionada”, alega. Nesta semana o trigo atingiu mil reais a tonelada, o que pode fazer alguns produtores mudarem de ideia e optarem por ele. “Mas também não sabemos como isso vai se comportar no futuro”, completa. 

Em relação à produção, pelo atual momento espera-se um rendimento de 3,5 mil quilos por hectare, ou seja, 12% a mais que a safra passada (3,1 mil quilos por hectare). É isso que poderá fazer com que o rendimento possa ser superior às 392 mil toneladas colhidas ano passado na região. “Partimos da média dos últimos anos. Se o clima ajudar, esse rendimento será maior”, conclui Vantroba. 

Ministério altera período de plantio do trigo no Paraná

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (22), uma retificação da Portaria que estabelece o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura de trigo no Paraná, alterando o período de plantio do cereal. “Em algumas regiões, como Norte e Noroeste, por exemplo, foram registrados mais de 40 dias sem chuvas, inviabilizando o plantio do cereal. Essa prorrogação no prazo é importante para que os triticultores realizem a semeadura em condições mais adequadas de umidade do solo”, esclarece o analista da Gerência Técnica da Ocepar, Maiko Zanella.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE