aRede aRede aRede
aRede
Clube de Bezerras é atração da edição 2018 da ExpoFrísia

Agronegócio

13 de abril de 2018 21:28

Fernando Rogala

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Agroleite termina sábado com presença da governadora

Propriedade em Castro tem animal recordista em produção

Temer assina MP que cria linha de crédito para santas casas

Caçadores de SC matam Onça parda com crueldade e registram o crime
Trilha do Leite apresenta fases da produção para crianças
Conheça os vencedores do Troféu Agroleite
Biogénesis Bagó conquista Troféu Agroleite ‘medicamentos’
/Apresentação do Clube de Bezerras acontece durante a ExpoFrísia. Foto: Raul Voorslyys.
PUBLICIDADE

Cuidar de animais desde o nascimento, observar a alimentação, acompanhar o desenvolvimento, analisar o peso, a saúde e o bem-estar dos filhotes são algumas das atividades realizadas pelas crianças que participam do Clube de Bezerras, programa que a Cooperativa Frísia mantém com crianças de 8 a 15 anos.

Realizado durante todo o ano, o Clube de Bezerras é coordenado pelo setor de Pecuária Leiteira da Frísia e atende filhos de cooperados ou de colaboradores de propriedades, que aprendem desde cedo como cuidar dos animais. O programa contribui com a sucessão familiar, fazendo com que as crianças conheçam e despertem o interesse pelo trabalho com a atividade leiteira.

O trabalho do Clube de Bezerras conta com o acompanhamento de equipe técnica, que realiza visitas e ensina as crianças diretamente na propriedade. Desde o nascimento da bezerra, o técnico orienta sobre as informações necessárias que devem ser coletadas pelas crianças. “Eles pesam e medem cada animal, acompanham a engorda e alimentam. A criança pega gosto pelo tratamento e os pais se animam ao ver os filhos participando dos trabalhos na propriedade”, explica Lucas dos Santos, responsável pelo programa na Frísia.

Para a ExpoFrísia, feira agropecuária realizada pela cooperativa, as crianças preparam e levam os animais para a pista. O entrosamento do preparador e do animal é analisado e percebido pelo juiz, que julga não somente a bezerra, mas também a interação entre o puxador e a criação. “O andar da bezerra, a postura, a desenvoltura, a pelagem, o tamanho e os cuidados são percebidos no julgamento. No Clube de Bezerras, a criança começa a entender isso desde o nascimento do animal e quer levar a bezerra na sua melhor forma para a avaliação”, conta Jefferson Pagno, coordenador de Pecuária Leiteira.

As crianças que participam do Clube de Bezerras são treinadas para “puxar” os animais em pista durante a feira. Para estimular ainda mais a participação, foi criada a Copa dos Puxadores, competição que reúne crianças da Frísia, Castrolanda e Capal, que se apresentam nas feiras das três cooperativas, pontuam e são premiadas como melhores puxadores. A primeira etapa acontece na ExpoFrísia, em abril.

Outro incentivo é o “Fraldinhas”, realizado durante a feira, quando qualquer criança da comunidade – desde que acompanhada dos pais e pré-inscritas – podem puxar um animal em pista. “Todo este trabalho com crianças é uma forma de mostrarmos as atividades pecuárias à sociedade e ao público em geral. Muitos cooperados nossos já foram participantes do Clube de Bezerras e hoje são os filhos deles que estão puxando os animais em pista. O carinho e o afeto que são gerados entre a criança e a bezerra é emocionante. É como um animal de estimação e esse laço criado incentiva a criança a dar continuidade à criação”, conclui Pagno.

 

Apresentações

A apresentação do Clube de Bezerras acontecerá na quinta-feira, 26 de abril, às 19h, no Pavilhão de Exposições Frísia – anexo ao Parque Histórico de Carambeí. A Copa dos Apresentadores será no sábado, às 10h30.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização