Paraná deverá colher 23 milhões de toneladas de grãos | aRede
PUBLICIDADE

Paraná deverá colher 23 milhões de toneladas de grãos

Na região dos Campos Gerais, a queda na produção de grãos deverá ser maior que a média estadual, na casa dos 13%

Imagem ilustrativa da imagem Paraná deverá colher 23  milhões de toneladas de grãos

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A colheita de grãos deverá ter uma redução nesta safra 2017/2018 na região dos Campos Gerais. Levantamento da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), revelado nesta sexta-feira (24), aponta para uma colheita de 23 milhões de toneladas de grãos, correspondendo um recuo de 9% em relação ao ano passado. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), a projeção se mantém estável em relação à previsão inicial, mas o excesso de chuvas começa a preocupar. Na região dos Campos Gerais essa retração será um pouco maior, em função da grande retração no plantio de milho, na casa de 42%.

No caso da região dos Campos Gerais, os agricultores migraram do milho para a soja. A área plantada na safra passada passou de 99,2 mil hectares para 57,2 mil hectares. Como a estimativa de rendimento é de 10,2 toneladas por hectare, espera-se um a colheita de 583 mil toneladas – no ano passado foram colhidos 1,05 milhão de toneladas, já que o rendimento foi de 10,6 mil quilos por hectare.  Já a área plantada de soja saltou de 538 mil hectares para 579 mil hectares. Como o rendimento deve ser 200 quilos inferior por hectare, já que na supersafra passada as condições climáticas foram bastante favoráveis, total colhido deverá ser muito parecido: 2,13 milhões de toneladas na safra passada e 2,14 milhões nesta que será colhida em 2018.

“Não há expectativa de que se repitam as condições climáticas excelentes da safra anterior, que permitiram uma colheita recorde”, disse o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. O excesso de chuvas verificado nos últimos dois meses começa a provocar estragos na lavoura. A soja já apresenta perdas de 2% na região Oeste, a maior produtora do grão no Estado. “Na largada do plantio da temporada 2017/18, houve uma sequência de eventos que não contribuem para a repetição de fase tão favorável como foi no ano passado”, disse. Houve atraso do plantio em função da seca, depois chuvas abundantes, erosão e soterramento de sementes.

Área plantada de milho é a menor da história

O Deral já trabalha com uma queda de produção de 2% para a soja, cujo volume colhido deve cair de 19,8 milhões de toneladas (safra anterior) para 19,4 milhões de toneladas. A área destinada ao milho é de 340.680 hectares, já totalmente plantada e a expectativa com o desenvolvimento da lavoura é boa. A área é a menor da história para a primeira safra do grão, com uma queda de 34%. A previsão de produção é de 3,07 milhões de toneladas, 38% menor em relação ao ano passado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE