aRede aRede aRede
aRede
Tecnologia do trator movido a biometano é sucesso na região

Agronegócio

30 de setembro de 2017 20:00

Fernando Rogala

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Contratação de crédito rural soma R$ 131,6 bi até maio

Digital Agro encerra com completas soluções para o campo

Paraná detém maior índice de produtividade agrícola

Digital Agro apresenta soluções para melhoria na produtividade
Digital Agro reúne principais empresas de inovação
Forum em Carambeí recebe 100 líderes cooperativistas
IBGE reduz previsão de safra de grãos
/
PUBLICIDADE

Durante os dois dias da Digital Agro, maior feira de tecnologia para a agricultura da América Latina, o protótipo do trator movido a biometano da New Holland entusiasmou os visitantes por possibilitar a independência energética dos produtores rurais. A DigitalAgro foi organizada nos dias 21 e 22 pela Frísia Cooperativa Agroindustrial e teve o apoio da New Holland e da Tratornew, concessionária da marca.

Segundo Eduardo Kerbauy, diretor de Marketing de Produto da New Holland e palestrante na Digital Agro, a previsão é que o trator esteja no mercado até 2020 e revolucione a forma de produzir energia no mundo, já que o biometano é produzido a partir de dejetos de animais, biomassa, entre outros resíduos considerados passivos ambientais.

O modelo T6.140 que estava na feira passa por testes na região dos Campos Gerais e, em janeiro deste ano, esteve no município de Santa Helena (PR), onde foi realizada a primeira avaliação da máquina na América Latina, em uma propriedade que produz biometano em parceria com a Itaipu Binacional. Na ocasião, foi comprovado o desempenho da máquina: consumo de 30% menos de combustível e emissão de 80% menos de CO2, quando comparada a um trator movido a combustível fóssil. A autonomia desse T6 é de cerca de seis horas.

 

Futura geração do trator a biometano

Apresentada na Farm Progress Show 2017, nos Estados Unidos, a futura geração do trator a biometano foi tema da apresentação de Kerbauy na Digital Agro. Equipado com um motor da FPT Industrial, o modelo tem o mesmo desempenho e a mesma durabilidade em relação ao equivalente movido à diesel, mas com custos de funcionamento bem menores. Sua autonomia é de um dia inteiro de trabalho.

Além das características de consumo e de emissão já citadas, o trator conceito movido a biometano tem uma cabine com teto panorâmico inovadora que oferece um ambiente operacional diferenciado, com grandes inovações tecnológicas, tais como: controles integrados ergonomicamente, design arrojado de todo o trator e cabine, quatro displays interativos e tecnologia de agricultura de precisão completamente integrada ao trator.


Com Informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização