Produção pecuária será tecnificada para ampliar a rentabilidade | aRede
PUBLICIDADE

Produção pecuária será tecnificada para ampliar a rentabilidade

Projeto será iniciado na região com a qualificação dos técnicos a partir de setembro. Criação de gado será aprimorada

Imagem ilustrativa da imagem Produção pecuária será tecnificada para ampliar a rentabilidade

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Profissionalizar e tecnificar a produção de gado, de modo a trazer mais rentabilidade aos produtores rurais e maior qualidade à carne. Este é o principal objetivo do desenvolvimento do Programa Pecuária Moderna, lançado pelo Governo do Estado em 2015 e que será iniciado nos Campos Gerais. Em visita à redação do Portal aRede e do Jornal da Manhã, o novo presidente do Conselho Regional da Pecuária Moderna, Affonso Weigert de Saldanha, detalhou o projeto e explicou o cronograma do programa nos Campos Gerais.

Neste momento, como ele explica, está sendo feito o recrutamento dos profissionais que irão trabalhar na regional, os quais irão receber a qualificação para trabalhar junto aos pecuaristas. Serão recrutados profissionais zootecnistas, agrônomos e veterinários, para que participem de um curso, que será iniciado em setembro. Nesta qualificação, irão participar 23 alunos, dos quais 15 irão compor o ‘exército’ – como ele chama – para fazer os trabalhos técnicos nos 16 municípios que compõem o Núcleo Sindical dos Campos Gerais.

No programa está previsto uma série de ações, desde melhorias nas pastagens, trabalho em relação à nutrição, melhoramento genético, até relacionado à obtenção de créditos, para a realização de investimentos nas propriedades, em busca desse aprimoramento. Para isso, haverá a necessidade da apresentação de uma gestão financeira, mostrando o cálculo da rentabilidade da proposta. Tudo isso porque a região ainda não é muito tecnificada e teve a perda do espaço da criação de animais para a agricultura – e a intenção é mudar isso, para otimizar custos e a qualidade, mostrando que é tão rentável quanto.

Será feito um trabalho específico, também, com alguns produtores. “Estaremos procurando proprietários com a intenção de tornar as propriedades como referência, ao identificar o potencial de melhorias, adotar as ações e medir a evolução”, explica Saldanha. Com isso, outros produtores poderão ver o que foi feito e também aplicar em suas propriedades as técnicas. Como ele lembra, não haverá o foco em uma raça apenas, mas na técnica e no manejo, no que o agricultor tem e no que pode melhorar, orientando sobre financiamentos, ensinar como fazer uma mudança e focar na cria, recria e engorda.

Produção por animal deverá ser ampliada em 53%

Quando apresentado, foram reveladas algumas metas que são buscadas. Entre elas, está a produtividade por animal, cuja projeção é de crescimento superior a 50%. Se, atualmente, a média estadual, é uma produção média de 137 quilos por carcaça (274 quilos por animal), a meta é atingir 210 quilos por carcaça, ou seja, 420 quilos por animal para o abate. E isso em um tempo menor para o abate: se a média hoje é de mais de três anos, se pretende chegar a 2,5 anos. A otimização de espaço será priorizada, com o aumento de 1,4 UA/ha (Unidade Animal por hectare) para 2 UA/ha; assim como a taxa de natalidade, que hoje é de 75% e deve chegar a 75%.

Curso terá início em setembro

O curso de nivelamento terá início em setembro e seguirá até o mês de abril. São nove módulos no total, cada um com 16 horas cada. Aos participantes, não haverá custo nenhum, já que o custeio será feito pelo Senar. Estão sendo buscados, no entanto, profissionais que terão o comprometimento com o Programa. No dia 14 de julho, no Sindicato Rural, também haverá um evento sobre, uma reunião para a apresentação ao Comitê Central para mostrar os avanços consolidados.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE